terça-feira, 7 de setembro de 2010

Se é pra fazer, faz direito, p....

É com esse título revoltado que dou início ao post de hoje. Não, ele não terá absolutamente nada a ver com a data comemorativa de hoje. Independência? De quem? Somente essas três palavras renderiam uma longa postagem. O texto de hoje será relativamente curto, aliás.

Ao pedir que façam direito, me refiro às propagandas eleitorais. Eu sei que comprar horário político é caro, mas nem por isso é uma restrição tão grande assim. Vide a propaganda da Marina Silva: simples, objetiva e completa. Aquela mulher sabe ser coerente, concisa e coesa em seus poucos segundos de propaganda. E não precisa se apoiar em ataques pessoais a outros partidos para demonstrar quão séria é.

Esse, a propósito, tem sido meu maior problema com essas campanhas. É totalmente desnecessário criticar pessoalmente outros candidatos. A maior prova de que uma pessoa é apta e capaz de fazer um bom trabalho é justamente não desmerecer e atacar os adversários. Eu sinceramente perdi grande parte do respeito que tinha tanto pela Dilma, quanto pelo Serra. As propostas de ambos não diferem tanto assim para que se degladiem como duas baratas tontas.

Quem dera isso fosse o pior das propagandas. É absurdo que pessoas que se dizem preparadas para governar o país se apoiem em causas descabidas como confiscar o latifúndio, acabar com os impostos, reduzir drasticamente a jornada de trabalho e estatizar as empresas brasileiras. O que é pertinente é a reforma tributária, não o fim dos impostos. Vocês sabem o que os impostos financiam, no final das contas? Em relação a fiscalizar as terras, de que forma isso ajuda o país? A reforma agrária, sim, é possível. O confisco de terras serviria somente pra gerar um motim...

E aquela campanha que detona a Petrobras afirmando que os funcionários não recebem benefício algum da empresa e convivem com situações de periculosidade e insalubridade? Isso é ignorância completa, pra ser educada. Os funcionários convivem com essas condições porque a indústria do petróleo é assim. Eles optam por esse emprego sabendo dos riscos. Aliás, a Petrobras é uma empresa muito segura e que investe muito na saúde e na segurança dos empregados. Estes, a propósito, recebem diversos benefícios e têm salários muito maiores do que a maioria dos brasileiros. A Petrobras não beneficia somente os especuladores de NY, visto que suas ações são comercializadas inclusive na Bovespa! E o desenvolvimento social promovido pela empresa? Ela faz um dos maiores investimentos do país em diversos setores, desde a educação, até lazer, cultura, saúde e esporte.

A instalação do comunismo por si só é uma proposta sem causa. Vocês acham mesmo que isso é possível? Vocês acham que é isso que todos querem, que todos aceitariam no mundo atual? A mentalidade brasileira se desenvolveu a tal ponto que as políticas sociais são, sim, muito apreciadas. Mas o comunismo em si, não. Quem aceitaria isso? De que modo vocês expulsariam as multinacionais do país? Onde empregariam a população? Tirariam o sustento de onde? A conjuntura internacional permitiria? Como é possível viver num mundo globalizado sem contato com o restante do mundo? O regresso é o destino.

Por fim, o menor de todos os problemas é saber que eles separam sujeito do predicado com vírgula nas legendas que fazem para os deficientes auditivos...

Eu tenho medo de saber que convivo num país em que os ditos representantes do povo têm mentalidade retrógrada e arcaica.

Um comentário: