sexta-feira, 19 de março de 2010

2012

Nesta semana, houve a escolha da comissão de formatura da minha turma. Como representante de classe, fui responsável por organizar a votação. Tudo aconteceu, no entanto, às pressas, pois os candidatos só souberam que a comissão deveria ser escolhida um dia antes do fim do prazo de entrega.

Eu nunca fui a um coquetel de formatura na minha vida. Comparecia, apenas, à colação de grau e à missa. Por quê? Tendo um pai professor e uma mãe dona-de-casa/costureira/artesã, não é muito difícil $aber a cau$a. Agora que recebo uma bolsa por minhas atividades como monitora, vocês até poderiam achar que eu bancarei o coquetel. Negativo.

A formatura fica em torno de R$ 3600. Isso equivale a 16,5 vezes o que recebo como monitora, sendo que meu pagamento só acontece em meses em que trabalho. Sim, eu não tenho férias remuneradas. Considerando que a formatura será em 3 anos, seriam R$ 1200 reais ao ano. No entanto, já é quase abril e os pagamentos não começaram. Estes devem ser feitos até meados de novembro de 2012. Assim, em vez de 36 meses, são 31. São R$ 116 reais ao mês, mais da metade do que recebo.

Eis as opções:

1. Poupar mais da metade do meu salário para pagar uma noite de comemorações. Vale ressaltar que eu não tenho familiares para completar 10 cadeiras, eles não bebem, teriam que alugar/comprar roupas. Ninguém também se esbaldaria de comer, ou seja, pagaríamos a festa alheia.
2. Colocar parte do dinheiro num fundo de investimento para pagar a festa supracitada.
3. Guardar dinheiro numa poupança para gastos após o término da faculdade.

Formaturas devem ser legais, não critico quem vai. Sim, eu adoraria ir a uma (se alguém que vai se formar estiver lendo isso, me arrume dois convites). Mas muitas vezes é preciso ser realista e precavida à deslumbrada e saber se desapegar de certas coisas por serem simplesmente supérfluas.

4 comentários:

  1. Corajosa, você. Eu sinceramente moveria tudo e a todos pra conseguir pagar uma formatura. haha. Eu sempre fui contra a formaturas no ensino médio... Nunca ficava na mesma escola, então, quarta pra quinta série? oitava pro primeiro ano? Terceiro colegial? PFFF, faltei em todas, nunca fui numa formatura, mas Faculdade... conviver 5 anos com aquelas pessoas e não confraternizar o dia em que nunca mais estudaremos juntos ou melhor, o dia em que deixamos de ser colegas de classe para sermos colegas de profissão?

    Sou sentimental demais pra essas coisas, queria ser como você. :T Porque $$ que é bom, nem sei se terei pra bancar esse meu sentimentalismo hahaha...

    Enfim, ótimo post. :*

    ResponderExcluir
  2. Eu não fiz festa de formatura simplesmente porque minha turma era super dividida, no final eu já não estudava com nenhuma das minhas melhores amigas, nós nos formados todas separadas por divergências de grade horária, etc, etc. Nem a colação eu quis... Mesmo porque não tava mais aguentando aquilo no final, foi uma tortura eu terminar, queria me livrar o quanto antes.

    Cada um sabe o que é melhor pra si e se você, além de não poder bancar, não acha isso uma prioridade na sua vida, tá mais que certa pela escolha.

    ResponderExcluir
  3. A opção 3 é a melhor
    pois já que não pode bancar e a festa e não faz questão de ir pelo menos vc vai juntar dinheiro pra começar a vida xD
    Acho super valida a sua opção (claro que formatura é legal e tal, mais não é nada que vc morra se não for)

    ResponderExcluir
  4. Cada um sabe o que é melhor pra si e se você, além de não poder bancar, não acha isso uma prioridade na sua vida, tá mais que certa pela escolha.[2]

    Eu mesmo prefiro pegar o dinheiro de um baile e fazer uma viagem. *-*

    ResponderExcluir