sexta-feira, 5 de março de 2010

Sucesso. Motivo: desconhecido

As minhas aulas começaram, mas não é sobre elas que falarei hoje. Nada de comentários a respeito dos professores, das matérias, nem do fato d'eu ter aula até quinta-feira. Também nem vou comentar sobre as matérias com 45% de índice de reprovação ou da quantidade de horas que terei que estudar por dia caso eu queira passar bem. Não, vamos para um tema diferente.

Nesta semana, postaram um vídeo daquele tal de Eduardo Surita. Como tantos outros, eu só descobri quem ele era por causa do vídeo em questão. Achei idiota, mas a vida continuou e eu nem me lembrei mais dele. Até chegar a manhã de hoje. Lá estava eu vendo Hoje em Dia quando me deparo com a seguinte pauta "Sucesso teen na internet". A matéria fez jus à (baixa) qualidade do programa atualmente e só me causou constrangimento. Eis as razões.

Começaram falando dos adolescentes que fazem auto-retrato. Até aí, nada contra, até porque eu amo tirar fotos. E, como todo adolescente, eu já fui de ficar fazendo pose, procurar lugares legais, etc. Fiquei um pouco envergonhada, pois achei tosco ao ver outros fazendo e fiquei imaginando o que pensaram de mim quatro, cinco anos atrás. Enfim, a reportagem levou uma menina para um estúdio para que um fotógrafo profissional desse dicas a ela. A garota não devia ter nem 17 anos, mas passou tanta maquiagem no rosto que me deixou sem entender. Após isso, ela e a mãe fizeram poses em frente a um espelho e tiraram mais fotos. A razão, eu desconheço. Por fim, a mãe defendeu a filha que tira fotos de tudo o que faz, inclusive de quando vai tomar banho. Bom, aí a pauta acabou e retornaram ao estúdio do Hoje em Dia.

Eis que me deparo com o trio formado por Eduardo e Emílio Surita, além de um tal de Igor Belchior. Nunca ouvi falar dos dois últimos e só conheço o segundo por causa do sobrenome. Enfim, a justificativa que todos deram para a auto-promoção foi a de que devemos nos amar em primeiro lugar para depois amar qualquer outra pessoa. Pelo que entendi, eles tiram fotos e mais fotos e tentam adquirir sucesso para amaciar o próprio ego. E tem gente que acha isso legal e faz o quê? Paga viagem para eles, doa roupas, grita histericamente num shopping, passa mal na escola...

Sei que escrever aqui significa dar algum tipo de ibope para eles, mesmo que meu blog não seja lido por muita gente. Entretanto, o que os diferencia do restante das pessoas? Tem gente que os considera lindos, mas beleza não é nenhuma raridade ou exclusividade. Eles tiram fotos, mas também não são únicos. Alguns podem achar que eles têm atitude, mas eu não consigo entender qual. O que os diferencia de tantas outras pessoas que abrem suas vidas na internet, mas não obtém sucesso algum?

Não estou aqui para defender que as pessoas sejam cultas e dediquem seus esforços a um grupo seleto de coisas. Mas antigamente havia mais critérios para a admiração, acredito. O reconhecimento vinha com o merecimento por algum motivo impactante. Não venham me chamar de recalcada, de mal-amada ou de invejosa, pois o sentimento não é de recalque, indignação, muito menos de inveja. É simplesmente incompreensão. Existe o livre-arbítrio, eu sei. Mas também existem o bom senso e a noção.

Pensando bem, talvez isso não seja de se espantar. Num país em que quem sai do Big Brother é reverenciado, qualquer um que fique famoso por ficar deve ser cultura.

PS: estou há séculos para manifestar minha opinião sobre o Hoje em Dia. Vejo que o momento se aproxima

5 comentários:

  1. RECALCADAAAAAAAAAAAAAAAAM!

    Olha, eu nem acho que antigamente havia mais critério pra adolescente ter seus ídolos teen. Antes eram estrelas de filmes com atuação duvidosa e beleza perfeita, hoje são pessoas que surgem da internet com vídeos e declarações duvidosas e belezas perfeitas.

    Acho mais uma adequação aos nossos tempos. Adolescência é a fase pra gostar de bobeira mesmo. Heh

    ResponderExcluir
  2. Nossa, na minha época (oi), as pessoas ao menos tinham algum tipo de talento (cantar, dançar, atuar) e demoravam pra conquistar algum tipo de atenção. Até o fanáticos não viravam fanáticos da noite para o dia e tentavam ir além do rostinho bonito

    ResponderExcluir
  3. Ocorre que eles, assim como tantos outros*, foram "descobertos" (entenda como quiser) pela revista Capricho apenas - e sim, apenas - por serem bonitos para aparecerem em ensaios fotográficos e vender revistas. Consequentemente, com as redes sociais e o complexo de puxa-saco brasileiro temos a mistura perfeita para mais uma sub-celebridade teen instantânea. :)

    *deixo aqui meu desabafo. Meu perfil no Twitter é @Caiq. Por favor, que todas as centenas de visitantes desse blog estejam avisados que mentions para meu homônimo da Capricho devem ser encaminhadas para @CaiqueNogueira. Cansei de receber recados errados.

    ResponderExcluir
  4. Eu continuo detestando crianças prodígio. Quero que todas morram. Sério.

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHAHAHA.

    Eu me lembro deles no programa Hoje em Dia. Foi vergonha alheia demais. :(
    A maioria das meninas que gostam dele tem 12 , 13 anos. Mas eu fico com raiva porque esses meninos não fazem NADAAAAAAAAAA pra terem fama e ganharem dinheiro. Eles usam photoshop, pô.
    Se for assim eu vou me lançar também.

    ResponderExcluir