sábado, 13 de março de 2010

Divagando

Fazia tempo que não passava por aqui. Pura falta de tempo, mal tenho ligado o pc para algo que não seja e-mail e Colheita Feliz. Não estou reclamando, pois sabia muito bem o que me aguardava: trabalhos e horas de estudo. Sim, bateu um desespero:

1. Como se manter tranqüila diante de matérias cujos índices de reprovação beiram os 45%?
2. Como ficar calma quando as equipes com as quais você trabalhará o semestre todo serão sorteadas?
3. Como ser indiferente ao fato de que a nota da sua prova será definida por duas outras pessoas?
4. Como ficar contente com trabalhos que exigem pesquisa de campo, a coisa que eu mais detesto fazer em todo o mundo acadêmico?
5. Como ir dormir em paz depois de uma semana de aulas em que você percebe a dimensão das coisas que terá que fazer?

Não conheço uma pessoa que não tenha passado por isso. Obviamente em graus diferentes, mas as experiências foram semelhantes. Às vezes eu penso se tudo isso não é muito exigente, se a cobrança não é excessivamente elevada. Sem falar nos momentos em que muitas dessas atividades acadêmicas parecem inúteis ou feitas meramente para composição de nota. Não chegam a agregar conhecimento e só ocupam um tempo que poderíamos investir em outras mais pertinentes e relevantes.

É estranho pensar que num sistema educacional que deveria priorizar o aluno, é nele que pensam por último. Todos nós sabemos que o mercado de trabalho é, de fato, exigente. Mas muitas vezes o foco não está em lições que agregam valor profissional, mas valor à nota. Agora que estou no terceiro ano e tenho matérias como Gestão de Pessoas (RH), Finanças, Custos e Direito, tenho um pouco mais de noção prática de como será o mercado em que atuarei, com o que lidarei. Acho que foi por isso que procurei desde que iniciei o curso. No entanto, curioso é que isso me dá segurança, mas ao mesmo tempo a tira:

Onde trabalharei? Conseguirei estágio? Tenho requisitos que preenchem o que é procurado pelo mercado de trabalho? Tenho potencial? Serei uma boa profissional?

Dúvidas, dúvidas, dúvidas...

Maria Clara, larga de ser ansiosa. Uma coisa de cada vez. As respostas a essas perguntas são as conseqüências do que você fez, faz e fará durante o curso. Acalme-se. Você não é a primeira e nem a única a ter esse sentimento.

Este ano vai ser tenso. Vixi, mainha.

Um comentário:

  1. Nossa! Me identifiquei com muitos trechos desse post. Cálculo. Pasme: 85% de reprovação no meu curso. TÔ TEMEEENDO o fim do semestre... Mas, olha, o importante é não se deixar abater. Agora... sorteio de turmas? FUUUU É até estranho, sabe? Meu professor de mecânica é dono de uma empreiteira, e ... por ser empresário, no primeiro dia já falou: Vocês mesmos escolherão os seus grupos, precisam aprender desde agora a escolher a sua equipe de trabalho e se alguém da equipe não suprir expectativas, elimine, o mercado não vai aceitar maus funcionários e vocês também não são obrigados a aceitar.

    Achei a idéia motivadora e aterrorizante, ao mesmo tempo... Né? E se eu for o mal funcionário? haha.

    Enfim, adorei o post. :D

    ResponderExcluir