sexta-feira, 30 de julho de 2010

Brasileiro fujão

A hipocrisia do telespectador brasileiro realmente me incomoda quando passo a refletir sobre determinadas situações. Hoje li um texto que me fez pensar bastante, o qual pode ser visto aqui. O texto aborda a novela Passione e o fato de diversos telespectadores terem se sentido incomodados com discussões a respeito de aborto, traição, drogas, pedofilia, corrupção etc.

A novela é o veículo televisivo que angaria mais audiência e, portanto, atenção. Em uma banca de revistas ou mesmo na Internet, há diversos comentários a respeito delas, seja antecipando o que acontecerá, ou mesmo discutindo o desenrolar da história. É de se impressionar, portanto, o pudor das pessoas ou mesmo sua hipocrisia diante do debate de temas recorrentes à nossa realidade.

Quaisquer novelas cujo enredo possuam algum tema mais polêmico já são prontamente fiscalizadas pelo governo e adequadamente destinadas a determinada faixa etária. Dessa forma, dizer que não quer que uma novela tenha cunho violento ou polêmico porque não quer que o filho de dez anos sinta-se chocado é uma enorme desculpa esfarrapada. Para mim, isso é preguiça de impôr limite ao filho e dizer 'não, você não vai assistir à novela'. Você está transgredindo a lei ao permitir que seu filho assista a um programa impróprio à idade dele. Portanto, justificar um erro com outro erro é idiotice.

Em segundo lugar, há quem diga que idéias são colocadas na cabeça das pessoas quando novelas abordam temas 'perturbadores'. Sim, idéias são colocadas. Mas idéias saudáveis, que incitam um debate fundamental acerca desses tais temas. Quer dizer, a pessoa sente-se confortável em assistir aos jornais da Record ou ao programa do Datena em que denúncias sobre pedofilia, aborto, homicídio e drogas são feitas. Entretanto, ver a mesma coisa sutilmente abordada em uma novela é errado. Qual é o ponto disso? A tragédia é importante, mas o que está por trás dela é irrelevante? Qual é o sentido?

Em terceiro lugar, vocês acham mesmo que as escolas cumprem seu papel social e debatem essas questões? Vocês acham que o governo dispensam a devida atenção, promovem conversas relacionadas a isso? Não é o suficiente. Abordar como o indivíduo se interessa pelas drogas, o que o leva a cometer aborto, os riscos que essas práticas causam à saúde, mostrar como as pessoas se corrompem: tudo isso é essencial porque nem todas as pessoas estão familiarizadas com isso. Não é questão de ensinar como acontece, mas sim ensinar o que acontece para que se saiba o que se pode ser feito!

Por fim, há as pessoas que se dizem chocadas com a exposição de certos assuntos. Por quê? Em seu mundo perfeito não acontece absolutamente nada de errado? Você tem certeza que sabe lidar com problemas dessa natureza? Você não é obrigado de maneira nenhuma a assistir a novelas. Pode perfeitamente ocupar seu tempo com outra coisa. Entretanto, isso não pode impedir a discussão de assuntos embrenhados em nossa sociedade, por mais polêmicos que sejam.

A novela, como cultura de massa, tem o poder de incitar o conhecimento acerca dos problemas sociais do país. Impedir isso usando-se de argumentos infundados é uma besteira, na minha opinião. As pessoas reconhecem a existência do problema, mas se recusam a saber mais sobre ele, a encará-lo. Sair da zona de conforto é dificil, tanto quanto admitir que os problemas aqui citados estão ao nosso redor. Quem dera isso só acontecesse em relação às novelas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário