sábado, 24 de julho de 2010

Brava gente brasileira

Ontem, enquanto assistia ao programa Hoje em Dia, vi de relance uma reportagem sobre declarações polêmicas de Sylvester Stallone sobre o Brasil. Na hora, não dei muita importância, pois estava almoçando e não prestei muita atenção à notícia. Contudo, à tarde, quando acessei o Twitter e vi que "CALA BOCA SYLVESTER STALLONE" estava nos Trending Topics, resolvi ler um pouco melhor o que acontecera.

Para aqueles que não sabem, Stallone filmou cenas do filme Os Mercenários no Brasil. Tal filme tem em seu elenco todos - sim, todos - os atores famosos por filmes de ação dos últimos tempos. A atriz brasileira Gisele Itié, conhecida por interpretar Bela, a Feia, também compõe o elenco do longa. Houve certo tumulto durante as gravações do filme, obviamente graças à falta de infra-estrutura das locações para ambientar algo de tamanho porte. Era de se esperar, portanto, que os envolvidos na produção demonstrassem descontentamento com isso.

Entretanto, Sylvester Stallone notou algo além da carência de segurança e estrutura no Brasil. Ele foi adiante e fez a seguinte declaração.

"Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles diziam obrigado. Diziam 'obrigado, obrigado e leve um macaco'. Pudemos explodir vários prédios e todos ficaram felizes e ainda trouxeram cachorros-quentes para aproveitar o fogo"

Criou-se em circo em torno do depoimento do ator. No entanto, por acaso ele disse alguma mentira? Sempre que um famoso chega ao Brasil, é criado um caos. As pessoas não se controlam, mendigam a atenção do artista e se humilham somente para que ele esboce um sorriso ou se sinta querido. Sim, é exatamente isso. O ator da saga de filmes Crepúsculo, Taylor Lautner, recentemente comentou a "empolgação" (para não dizer insanidade) de suas fãs quando visitou o país. O vídeo pode ser visto aqui.

Embora não tenham dito exatamente o mesmo, ambas as afirmações dos atores americanos apontam para fatos semelhentes. A sociedade brasileira não admite que pessoas de fora digam verdades a nosso respeito. Os fãs brasileiros não são em sua totalidade somente receptivos. Há uma grande parcela tresloucada que age como um animal diante de um pedaço de carne fresca. Não existe amor-próprio, apenas necessidade de mendigar a atenção de qualquer pessoa que venha de fora pelo simples fato d'ela ser famosa e possuir certo status. Não existe dignidade, apenas vontade de agir cegamente e achar que está fazendo bonito.

O que mais me intriga em toda essa história é saber de onde surgiu essa característica do brasileiro de louvar qualquer pessoa com destaque na mídia. O que o Stallone disse é o verdadeiro retrato do Brasil. "Pisem à vontade desde que a gente receba um autógrafo e um sorriso. Nós não nos importamos em passar fome, ficar sob o sol, deixar de trabalhar ou tomarmos chuva somente para te ver." Alguns dizem que isso é ser fã. Eu digo que isso é falta de dignidade, de amor-próprio e de noção da realidade. Para mim, isso não demonstra em nenhum momento o tal "orgulho de ser brasileiro" que aparece como justificativa quando algum estrangeiro "ataca" o Brasil... Muito pelo contrário, aliás.

Qual foi a mentira que os dois disseram? Nenhuma! Em algum momento os dois chegaram a dizer que o nosso país é ruim, que não há nada de bom aqui? Não! Apenas constataram o que é óbvio para alguns, mas que outros jamais admitirão. Talvez isso seja apenas relutância em admitir que está errado, que as justificativas não condizem com os atos. O que não é coerente é que essa adoração cesse a partir do momento em que o calo foi pisado.


No fim, a percepção da ignorância só chegará em alguns anos. Até lá, continuaremos a presenciar esses ataques de falso patriotismo, de "orgulho de ser brasileiro". Quem dera o brasileiro tivesse esse mesmo furor na hora de votar, ser bem informado e exigir seus direitos...

2 comentários:

  1. Eu acho ridículo todo esse carnaval que se faz quando um famoso vem pra cá também. É uma falta de bom senso e educação. Mas, oi, "eu sou um ator mundialmente famoso, estou dando uma entrevista e falando sobre um país que, apesar de tudo, me acolheu, sim, vou aproveitar e falar que eles são um bando de miseráveis e falar que eles me dão macacos de presente e gostam de ver bombas explodindo e matando gente daqui."

    O que uma pessoa da mídia como ele fala gera repercussão, ele é famoso e tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Isso me lembra o seu post sobre os jogadores de futebol. O que eles fazem e muita gente critica é nada além do que MUITA gente comum faz também, mas eles têm um nome, precisam se preocupar com a imagem do seu clube, têm o dever de ser minimanente éticos. E foi aí que o Stallone errou feio. Ele se esqueceu da responsabilidade que ele precisa ter quando fala alguma coisa.

    Eu nem acompanhei direito todo esse caso, mas eu achei que faltou ele ponderar as palavras. O Taylor Não-Sei-O-Que pelo menos falou só da receptividade das fãs, não de uma nação inteira. Não sei se a medida nesse caso pode ser a mesma.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Érika. Sim, acredito que haja responsabilidade pelo status que a pessoa possui. No entanto, ambos criticaram o país apesar da receptividade que tiveram. O Taylor foi atacado naquele momento, mas em outras ocasiões já elogiou o Brasil, da mesma forma que o Stallone. Ambos comentaram defeitos do Brasil quanto aos famosos e esses defeitos existem, sim. Não acho que ser uma personalidade seja um empecilho a fazer ponderações sobre os outros países.

    E o Stallone errou ao fugir da responsabilidade. Na minha opinião, ele deveria ter usado palavras diferentes. Mas o 'core' do que ele disse é que foi mal interpretado pelos "patriotas". de plantão

    ResponderExcluir