sexta-feira, 16 de julho de 2010

VMB - is this real life?

Eu demorei bastante para pensar num assunto para o post de hoje. Era para eu ter escrito algo ontem, mas a inspiração não chegava. Li diversas reportagens, vasculhei alguns sites e nada. Quando já tinha praticamente desistido, eis que abro o Yahoo! e me deparo com esta notícia sobre os indicados ao VMB 2010. Confesso de antemão que já sabia o que me aguardava. Duas palavras. Vergonha. Alheia.

_______

Artista do ano:
Otto, Fresno, Restart, Nx Zero, Sandy, Pitty, Mallu Magalhães, Capital Inicial, Skank, Arnaldo Antunes.

Em primeiro lugar, ausência de critérios define essa categoria. Acho que enfiaram numa sacola o nome de todos os artistas brasileiros e foram tirando um a um para decidir os concorrentes. Quer dizer, Arnaldo Antunes, Skank e Sandy competindo com Pitty, Restart e Nx Zero? Era de se esperar um mínimo de coerência...

Em segundo lugar, o que o Capital Inicial fez? O Dinho Ouro Preto não esteve afastado da música por conta de seu acidente? Que eu saiba, eles lançaram algum material novo cerca de um mês atrás. MTV, você jura que já deu tempo dessa banda se consagrar artista do ano?

Restart. Eu vou é dar um restart na MTV, isso sim. Meu Deus do céu. Um artista do ano possui talento, diferencial, criatividade e impacto musical. Qual foi o impacto do Restart? Gerar o bordão "puta falta de sacanagem"? Eu poderia encerrar o post por aqui.

_______

Hit do ano: Restart (Levo Comigo); Nx Zero (Só Rezo); Skank (Noites de um Verão Qualquer); Sandy (Pés Descalços); Pitty (Fracasso).

Nada contra Skank ou Sandy. Aliás, não que eu goste da Sandy, mas admiro o esforço dela de cantar bem, escrever as próprias músicas e de se manter no meio artístico desde criança. Agora, percebam como as músicas do restante são expressivas. Só rezo. Sim, você deve só rezar mesmo para conseguir ter sucesso fazendo tanta música ruim, Nx Zero. Só reza mesmo salva vocês. Fracasso. Você fracassou mesmo como projeto de Rita Lee, Pitty. Levo Comigo. Eu também levo comigo as lembranças do tempo em que vocês não existiam, Restart.

_______

Revelação: Restart, Hori, Hevo 84, Replace, Karina Buhr.

Não faço idéia do que são os três últimos. Nunca ouvi sequer falar da existência de nenhum deles. Hori é a banda do Fiuk e, na minha opinião, deveriam ter indicado somente ele. Não é que eu goste dele, mas só se fala dele. A banda é totalmente coadjuvante, bem no estilo de cantores solo que contam com banda de apoio, como Daniel, Roberto Carlos, etc.


_______

Rock: Pitty, Capital Inicial, Glória, Strike e Nx Zero.

Meu. Deus. do. céu. O que estavam na cabeça quando elaboraram essa categoria? Quer dizer, desde QUANDO ser artista de rock significa somente ter guitarra, baixo e bateria no grupo? Indiquem o Calypso da próxima vez! Chimbinha toca guitarra também!

Qual é a contribuição dessas bandas para o rock brasileiro? Eu sinto pena de saber que esse estilo musical é representado no Brasil por bandas sem o menor senso de bom gosto, de conhecimento musical. Só servem para cantar músicas sobre o mesmo assunto, com o mesmo tom, com o mesmo ritmo. Originalidade? Só se for em relação aos penteados. Protestos? Somente sobre ter desilusões, tristezas. Isso é uma vergonha. Juro que li isso esperando o Serginho Mallandro aparecer na tela e soltar um HÁÁÁÁÁ!

_______

Pop: Mallu Magalhães, Sandy, Fresno, Lulu Santos, Restart.

Mais uma da série: se comentar, estraga.

_______

Artista internacional: Paramore, Black Eyed Peas, Green Day, Justin Bieber, Tokio Hotel, Jay Z, Ke$ha, Katy Perry, Lady Gaga, Beyoncé.

Extraído provavelmente do Top 10 da Billboard, sem o menor trabalho de se preocupar com qualidade dos trabalhos.


Como vocês podem ver, eu não comentei categoria a categoria. A razão: eu não conheço praticamente nenhum dos outros indicados e não saberia o que dizer sobre eles. Além disso, eu poderia escrever por horas e horas sobre o que penso a respeito dessa premiação. O resultado não seria lá muito educado.

O que mais me dói é que esse prêmio representa, sim, o que se passa atualmente na música brasileira. Carência de talento, excesso de glitter. Se vai ser uma fase, somente o tempo nos dirá. Por enquanto, a perspectiva é a seguinte: apague a luz o último que restar.


4 comentários:

  1. Gostei muito! Não tem aquela linguagem mega exacerbada e nem aqueles clichês de deboche. Adorei mesmo, viu.

    ResponderExcluir
  2. Falar mal desses prêmios da MTV é chover no molhado. Essas premiações deles são ridículas, o mais importante é popularidade, já que eles querem audiência, não fazer justiça com os artistas de verdade.

    E é como você disse. Infelizmente essa é a realidade musical brasileira. E o prêmio da MTV americana não é melhor.

    ResponderExcluir
  3. A MTV aposta justamente naquele adolescente que fica o dia inteiro no pc ouvindo Se Você Quiser. Quem tem neurônios de verdade não vota. Nunca vi uma pretenção da MTV de que essa fosse uma premiação séria e, bem, pelo menos isso eles cumprem com louvor.

    ResponderExcluir
  4. Aí a gente permanece gostando dos mesmos artistas antigos por anos e é a gente que tá errado.

    ResponderExcluir