quinta-feira, 29 de julho de 2010

Para que servem os críticos?




Para que servem os críticos? O que faz de uma pessoa crítica de algo? O que faz com que o que diz seja tomado com verdade universal pelas pessoas?

O senso comum sempre me mostrou que críticos são aqueles que, obviamente, criticam alguma coisa. Cresci achando que criticar significa encontrar pontos fracos, desaprovar, discordar e afins. Por quê? Oras, a maioria das críticas que eu tinha parecia ter justamente essa finalidade e muitas até mesmo desmereciam o trabalho de alguém. Isso me gerou uma impressão ruim e eu tentei, por bastante tempo, me manter alheia às críticas.

Em que isso resultou? Apreciação por Spice Girls, Backstreet Boys, Rouge, É o Tchan, dentre outros artistas de qualidade extremamente duvidosa. Sem falar da diversão sem fim com filmes da Sessão da Tarde, por exemplo. Hoje em dia, sinto até vergonha de lembrar ou até mesmo de admitir. O único consolo é saber que eu não era a única... O tempo foi passando e me mantive ainda assim alheia às críticas, preferindo sentir-me bem fazendo algo (fosse lendo, ouvindo ou assistindo) a me entregar ao mundo das pessoas que encontravam defeitos em tudo.

Sim, o tempo foi passando. Fui crescendo, evoluindo. O mesmo pode ser dito do meu senso crítico. Não sei dizer ao certo quando começou, mas em determinada hora, os defeitos começaram a superar a qualidade dos filmes, das músicas, dos livros. Terei me tornado mais rabugenta? Ou apenas comecei a levar em conta certos detalhes antes imperceptíveis a minha mente? Terei me tornado uma pessimista, uma chata, uma ranzinza? Ou apenas apurado meu gosto, meu conhecimento de mundo, meus critérios?

Há um crítico dentro de cada pessoa esperando apenas a hora certa de despertar e entrar em ação. Em alguns isso é mais evidente, enquanto outros sabem disfarçar com sutileza. Talvez ser ou não crítico dependa de amadurecimento, de conhecimento, de convivência e desenvolvimento pessoal. Crescer. Será que crescer significa criticar? Será que crescer significa ter gabarito suficiente pra questionar alguma coisa? Será?

Eu ainda não sei para que servem os críticos. Há quem se sinta ofendido em ter suas preferência atacadas por alguém. Há os mais tolerantes, aqueles que sabem olhar com imparcialidade. Entendo os dois lados. É difícil ser desaprovado, ter algo de que tanto gostamos desmerecido por uma pessoa que você nem ao menos conhece! Mas, sim, provavelmente esse indivíduo estudou bastante e é respeitado por todos no meio.

No entanto, não dá uma sensação ruim você pensar que vive num mundo em que desaprova a maioria das coisas? As ditas "modinhas" parecem ter um peso tão grande que muitas pessoas não conseguem ignorar, apenas desaprovar, menosprezar, desmerecer.

O que no fundo a gente ganha com isso? Não detestávamos tanto quando alguém xingava nossos ídolos da infância/adolescência? O que garante que a atualidade é melhor ou pior do que o passado? Hoje em dia, há apenas maior exposição graças à massificação dos meios de comunicação, principalmente a Internet. Afinal de contas, se você faz como o Felipe Neto , por exemplo, e sai humilhando todo mundo, soltando palavrões e cachorros em cima de qualquer pessoa cuja fama você desaprova, você está apenas deixando esse indivíduo em mais evidência ainda.

Acho que agora entendo o que são os críticos. São aqueles que escolhem bem as palavras e usam argumentos plausíveis e embasados para montar suas opiniões a fim de qualificar ou desqualificar algo. A serventia deles depende única e exclusivamente de você, da importância que você dá a isso. E, mais do que tudo, eles possuem experiência. Acredito que isso seja fundamental por demonstrar que você viu e ouviu de tudo e, portanto, desenvolveu seu senso.

Passamos pela época em que qualquer um acha que pode ser crítico justamente porque há meios de popularizar sua crítica. O que resolveria isso? Um dicionário que elucidasse a diferença entre crítica e opinião. Afinal, minha impressão infantil não estava tão errada assim. Eu só errei o verbete. Não me referia aos críticos. Referia-me aos "Do Contra" de plantão.

Um comentário:

  1. Verdade, todos nós crescemos pensando que crítica é apenas falar mal e desmerecer. Fato.
    ''Em que isso resultou? Apreciação por Spice Girls, Backstreet Boys, Rouge, É o Tchan''
    kkkk

    ResponderExcluir