domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cidadã, com delay

Como vocês sabem, eu tenho 19 anos, o que significa que já ultrapassei a idade mínima para obrigatoriedade eleitoral. Entretanto, eu não tinha ainda tirado meu título de eleitor por pura preguiça e ignorância. Eu achava que passaria horas numa fila ou até mesmo teria que acordar de madrugada, o que aconteceu quando fui fazer meu RG. Temos atrás, no entanto, surgiu a luz no fim do túnel: eu poderia fazer o título pela internet. Enganam-se os que pensam que fui imediatamente pro computador. Não, eu continuei a postergar.

Na quarta-feira, finalmente eu decidi que já tinha adiado isso o suficiente. Entrei no site do TSE e preenchi o formulário com todos os meus dados. Além de não ter demorado mais do que cinco minutos, também pude agendar o horário para pegar o título. Fiquei um pouco assustada por não poder imprimir o protocolo, mas o site disse que não havia problema: bastava eu levar um comprovante de residência e documento de identidade para que o protocolo fosse localizado. Agendei para sexta-feira de manhã. Isso também não demorou nem cinco minutos. Aliás, o meu deslocamento durou três vezes mais que todo o processo. Agora, sou uma cidadã com poder de decisão do ponto de vista eleitoral.

Coincidentemente, votei numa enquete cujo objetivo era dizer se você preferia a Marina Silva ou a Dilma Roussef para Presidente da República. Ainda falta um bom tempo para as eleições, mas pretendo dizer aqui o que não coube no espaço de comentários do Orkut.

Primeiramente, os candidatos considerados mais fortes são: Dilma Roussef, José Serra, Ciro Gomes e Marina Silva. Eu não tenho grandes ressalvas a respeito do Serra: acho que, sim, é uma pessoa centrada, capaz, mas aparenta não ter pulso firme. O que eu quero dizer é que ele seria ótimo como Ministro, por exemplo, mas não como presidente. O que vejo é uma pessoa que pensa, projeta, mas não age ou demora a agir. Embora isso possa ser uma qualidade, um presidente precisa de ações mais imediatas e precisa se impor, inspirar respeito. O Serra é uma pessoa boa que eu gostaria de ver no Governo, mas não como figura central.

Prosseguindo, temos o Ciro Gomes. Olha, eu não conheço quase nada do passado político dele, muito menos algum projeto relevante que ele tenha feito. No entanto, ele não me parece preparado para o cargo, muito menos possuir uma equipe que o auxilie durante todo o processo. Eu ficaria com medo de tê-lo como presidente, pois é não somente uma figura desconhecida no contexto internacional, como também pouco lembrada no nacional.

A Marina Silva, por sua vez, tem bastante renome internacional e foi até mesmo escolhida como uma das 50 pessoas que mais lutam para melhorar as condições ambientais do mundo. Sim, ela sabe lidar com essas questões. Agora, e quanto à presidência? Eu sempre tenho medo de gente radical no poder porque eles parecem não ter ciência que uma reforma agrária e emprego para todos levam tempo. Já chegam discursando e propondo mover mundos e fundos, passar por cima de quem for e conseguir igualdade. Não é assim. Se levou tanto tempo pra tudo ficar como está, levará mais tempo ainda pra se resolver ou amenizar. Eu tenho medo do radicalismo e propostas que beiram o absurdo. Sim, ela tem bom coração. Mas presidente precisa ser inteligente para conciliar bom coração com realidade.

Esqueci de todos os outros candidatos que nem conheço, mas acham que ainda é possível ter comunismo no mundo de hoje. Sem falar naqueles que acham que o Brasil é neo-liberal, que temos que mudar, que é preciso de revolução agora. Céus, existir proposta tão antiquada e obsoleta nos dias de hoje justifica a porcentagem ínfima de votos que eles recebem...

Por fim, há a Dilma Roussef. Existem todos aqueles que comentam da campanha que ela tem feito fora de hora. Meus queridos, essa campanha começou há anos, desde o momento em que ela foi designada ao cargo de Ministra. Ela é a pessoa que mais tem ciência do que se passa no Brasil justamente por ser tão próxima ao presidente. Ela faz parte da equipe dele, a qual foi fundamental para as melhorias que têm ocorrido no Brasil.

Na minha opinião, ela é a pessoa mais capaz de continuar com os programas sociais, com as medidas relacionadas ao PAC e com tudo que envolve o crescimento econômico do país. Falam da falta de experiência dela, mas não acho que isso será empecilho uma vez que a equipe que auxiliou o Lula continuará a auxiliando. Sem falar que ela já tem considerável conhecimento por parte de outros líderes mundiais e estes, que confiam no Lula, já sabem da ligação dos dois. Dessa forma, ela me parece a pessoa com mais capacidade de continuar a governar o país.

Confesso que eu tinha total antipatia pelo Lula, mas isso se deve à visão distorcida que tinha dele. Achava que era um revolucionário, do tipo que faria milhões de imposições e não traria progresso ao país. Ele superou as minhas expectativas. Aliás, não só ele: a equipe dele. Logo, quem melhor pra dar continuidade do que alguém que participou ativamente?

13 comentários:

  1. Olha, eu tenho fortes ressalvas em relação ao PT... Não no que diz respeito à política internacional - por sinal a que mais rendeu frutos nos últimos tempos -, mas sim ao modo como o partido tratava a corrupção, colocando-se sempre em pedestais de dignidade e ética. Tudp lindo, não dossem os escândalos que ocorreram nessa gestão. Perderam meu respeito e minha ocnfiança. E como é certo que o Lula volta nas olimpíadas, meu voto é do mais sensato entre todos. Serra. Comentei aee q

    ResponderExcluir
  2. Bom, ótimo texto, muito boas considerações. Eu, nos primeiros anos de Lula, tinha certeza que iria votar em quem ele apoiasse. Porém, sabendo que é Dilma Roussef que se candidataria mudei de opinião. Acho Dilma muito diferente de Lula, ela é conservadora, e tenho quase certeza, que assim que assumir, pelo o que ela fala, Dilma cortará muitos gastos no social, e isso eu abomino. Por outro lado acho Marina Silva mais parecida com Lula, e com potencial para, até, superá-lo. E não acho não ela radical assim para a temer no poder. Sei muito pouco ainda, e eleição eu levo bastante à sério, mesmo não tendo tantas esperanças. Meu voto, POR ENQUANTO, é da Marina Silva. Vamos ver o que rola.

    ResponderExcluir
  3. Discordo de alguns pontos na primeira metade do texto, quando você fala de Serra e Ciro. Serra e todo o "tucanato" que manda em Sampa há mais de quinze anos têm simplesmente destruído o que pouco que restava de decente no sistema educacional do Estado, por exempl. Basta ver a degradação das FATECs paulistas em função da ampliação desenfreada e desmedida do número de vagas - obra do Serra, que se mostra não tão pensativo e projetista assim - e o sucateamento das universidades estaduais em função dos absurdos joguetes políticos que envolvem suas Reitorias. Jogo político também é corrupção, e ainda insistem em dizer que foi Lula quem "banalizou a corrupção" nesse país...

    Além disso, Serra ainda assumiu o projeto tipicamente tucano de liquidação das empresas estatais que tinham todas as condições de ser rentáveis. Infelizmente, o estado de São Paulo tornou-se um feudo do PSDB. É por isso que temo que qualquer um deles volte à presidência (incluindo Aécio, que, embora tenha tendências um pouco mais "lulistas" em certas áreas, é um pobre de um ditadorzinho - tão ruim ou pior que Serra e sua corja).

    Sei que você não defendia Serra para o cargo de Presidente, mas qualquer tipo de elogio a ele me incomoda, haha;

    De resto, estou de acordo. :)

    ResponderExcluir
  4. ANAAAAAAAARQUIAAAAAAAAAAAAA JÁ!!!!!!!!
    brimks. Ainda não sei de certo muito sobre os candidatos e como não voto, não me preocupei muito, mas vou procurar saber e JURO que volto pra dar meu parecer. Q

    ResponderExcluir
  5. O Serra não me desce e nunca vai me descer. Não gosto dele, acho ele um Fernando Henrique com menos carisma ainda. E de FHC acho que o país tá bom já.
    Concordo totalmente com o Souza em relação a qualquer tucano voltar à presidência. É uma coisa que eu abomino mesmo, pode ser o queridinho que for, inclusive o Aécio de que tanta gente fala tão bem (eu confesso que conheço ele bem pouco).

    Pra mim é a Dilma pelos motivos que você citou. Ela parece ter pulso firme, ser competente e ainda tem a equipe do Lula a favor dela, o que já é um passo à frente de todos os demais.

    E uma pergunta: só eu queria muito votar antes mesmo de completar 16 anos?

    ResponderExcluir
  6. Ó, e eu discordo de tudo o que o Daniel disse.

    O problema é histórico e começou lá na independência, que foi comprada. O Brasil precisa de seis meses de Roberspierre, e a imprensa brasileira precisa de um Jean-Paul Marat. Precisa cortar a cabeça de Sarney e semelhantes e pendurar na Praça dos Três Poderes. Protesto via Twitter é o caramba.

    _

    Voltando ao comentário dele:
    O governo Lula não foi o primeiro a ter escândalos. Acontece que a grande imprensa acordou, porque perdeu muito dinheiro quando a fonte secou. Em 2003, a mudança de governança no Brasil fez com que muito da politicagem anteriormente existente acabasse (ou fosse desviada para o outro lado).

    Fato é que Franklin Martins (Ministro de Comunicação de Lula) distribuiu a verba de mídia. A Globo perdeu quase metade do seu faturamento e não gostou. Pelo o outro lado, o Serra segue assinando sem licitações o Estadão, a Folha, a Veja... Tudo isso - mais de 70 milhões de Reais - dizendo que será entregue para professores e alunos. Compra de imprensa também é corrupção.

    Questionar os valores morais e éticos (isso já existiu em alguma época?) do Governo Lula e apostar em Serra é de uma incoerência assombrosa.

    ResponderExcluir
  7. PSDB nada, ninguém merece mais desse partido. Sério. E digo mais Érika, Aécio não é nem de perto a belezinha que todos falam. u.u

    ResponderExcluir
  8. PSDB é uma coisa que nunca me passa pela cabeça quando se fala em eleição.

    ResponderExcluir
  9. Ai gente...qualquer um menos o Serra...

    ResponderExcluir
  10. Nossa, nisso eu concordo com vocês: o Aécio não é nenhum santo como pintam. Aliás, ele acabou com o salário dos professores. De verdade, já vi propaganda falando de como a educação melhorou e tudo, mas não tem NADA disso.

    E também achava tudo isso a respeito do PT, até descobrir que o outros simplesmente mascaram até os ossos comportamentos muitas vezes piores. Não sabia disso que o Souza falou a respeito do Serra, mas acho que fico feliz em saber.

    E eu ainda tenho medo da Marina Silva BHASGASHASGASHGAS :(

    ResponderExcluir
  11. Só tem medo da Marina, quem não há conhece...
    Digo isso por experiência própria. Antes de conhece-la não gostava dela, mas depois de pesquisar muito sobre ela, descobri q ela não é RADICAL como você disse(por não conhecer ela mesmo) e tem uma visão muito melhor dos problemas do Brasil do que a Dilma.
    Peço a você que de uma oportunidade a Marina. Não deixe de conhnece-la muito bem antes de decidir seu voto.
    Para conhece-la melhor siga ela no www.twitter.com/silva_marina e surpreenda-se com o blog dela www.minhamarina.org.br

    Encerro dizendo q a Marina me fez reancender a esperança na política e ACREDITAR que podemos crescer de forma justa PARA ESTA E AS PRóXIMAS GERAÇÕES.

    ResponderExcluir
  12. sorry,mc


    não consegui ler nem o primeiro post...deu sono...rs


    bjo!

    ResponderExcluir