quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Me dá meu chip, Oi!

Ontem amanheceu como qualquer outro dia. Estava mais cinzento do que os dias anteriores, mas nunca vi quarta-feira de cinzas diferente disso. Mal saí do meu quarto, ouço minha mãe dizer que meu pai precisa dos chips do celular. Perguntei a razão. Ela me disse: renovação do plano.

Nós temos Oi Conta Total há dois anos, desde que colocamos internet por causa da minha faculdade e que ganhei meu primeiro celular. Dentre as vantagens do plano, temos as seguintes: dois chips (CHIP CHIP, alô, Tarso Cadore), 200 minutos em cada celular de ligações gratuitas, 100 mensagens gratuitas, Internet de 1Mb e custo de ligação local para chamadas com 31. Sim, é bastante completo e vantajoso.


COMPRE, COMPRE, COMPRE! Dedão Bottini de qualidade!


Entretanto, da mesma forma que tudo tem um lado bom, tem o lado ruim. Brilhante, não? Alô, Cleber Machado. A Oi tem algumas exigências quanto à renovação do plano, a saber: você não pode renovar o plano no nome da mesma pessoa, deve trocar de chips ao vencimento do contrato e deve receber um novo número num prazo de 24h. Ou seja, queridos, meu chip foi tomado de mim ontem.

ME DÁ O QUE É MEU!!!!

Passei muito tempo pensando sobre essa estratégia. Sim, foi extremamente inconveniente e no começo eu fiquei bastante nervosa. Mas seria apenas um dia de férias sem meu celular. Logo, foquei meus pensamentos em descobrir o motivo de fazerem isso. É algo bastante simples, mas se preparem para a teoria da conspiração.

As agências da Oi provavelmente recebem algum tipo de comissão por firmarem um número x de contratos. Assim, é mais conveniente que, em vez de renovarem, eles simplesmente façam mais contratos. Além disso, isso significa que novos números serão registrados, dando a entender que a Oi possui mais clientes que as outras operadoras. Isso provavelmente é revertido em algum tipo de comissão para as agências, principalmente se envolver cumprimento de metas anuais.

Sei que a situação foi rapidamente resolvida e que existem muitos benefícios nesse plano da Oi. Claro, ela é uma empresa, mas é lamentável que empresas de sucesso necessitem de tanta burocracia pra sobreviver. Sim, empresas, porque tenho certeza de que ela não é a única a ter uma conduta financeiramente orientada. Agora, seria bom que elas percebessem que dependem dos clientes para que se mantenham sempre assim...

Um comentário:

  1. Olha, eu tô pensando seriamente em aderir a esse plano aqui em casa (claro que eu tenho que convencer a minha mãe antes), justamente por essa série de vantagens que você falou. Mas, me diz uma coisa, seu número mudou mesmo? Quanto tempo dura o contrato? Os benefícios valem a pena? Ainda não sei se é a coisa certa a fazer.

    ResponderExcluir