domingo, 14 de fevereiro de 2010

Respostas

A subjetividade nas interpretações é algo que me deixa muito curiosa. Já aconteceu com vocês de assistir a um filme ou programa de tv, ler algo e se identificar com isso, sendo que não houve efeito algum em outra pessoa? Devo dizer que isso acontece comigo o tempo todo. Às vezes algumas coisas soam tão pertinentes que eu tenho a ousadia de pensar 'Isso foi feito pra mim'. Na verdade, acho que o melhor pensamento deveria ser 'Isso não poderia ter vindo em melhor hora'.

Acho que isso só serve pra colocar pra fora algo que estava na nossa mente, mas a que ainda não tínhamos prestado a devida atenção. Nós já sabíamos essas respostas, mas precisávamos de algo que as gritasse, que as jogasse em nossa cara e nos fizesse entender tudo. Quanto à tendência de nos colocarmos no lugar da personagem, talvez isso só nos dê uma sensação de conforto, de que não somos tão estranhos assim afinal de contas.

Isso tem tanto vantagens, quanto desvantagens. Quer dizer, é esquisito pensar que você só caiu na real ou encontrou o que procurava por meio de uma obra de ficção que não foi feita exclusivamente pra você. Você simplesmente soube tirar proveito disso, mas é incapaz de tirar proveito da realidade. Por outro lado, é bom pensar que alguém no mundo sabe pelo que você passa, uma vez que soube escrever sobre isso e apresentar ao público.

Será que as respostas sempre vêm dos lugares mais improváveis do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário