sábado, 6 de fevereiro de 2010

A menina e a culinária



Eu disse anteriormente que não postaria, por enquanto, minhas impressões de alguns filmes indicados ao Oscar a que assisti. Entretanto, resolvi mudar de idéia. Hoje, vi Julie & Julia, filme estrelado pela excelente Meryl Streep e por Amy Adams, que deixou um pouco a desejar.

O filme me cativou. E isso aconteceu por uma razão bastante particular: a culinária. Desde criança, eu sempre tive interesse nisso. Quando minha mãe cozinhava, eu sempre estava por perto, ajudando-a ou simplesmente sentindo o aroma agradável da comida. Eu adorava assitir a programas em que ensinavam a fazer comida, principalmente o extinto Note & Anote. Sim, eu sei que eu era muito criança, mas gostava mesmo assim. Costumava brincar de programas culinários nos quais eu era uma grande chef de cozinha com um programa de televisão. Além disso, via "Minha comida favorita" na TV Escola, programa em que crianças apresentavam a culinária típica de seus países. Nem precisa dizer que eu imitava tudo depois.

Aliás, eu costumava receber da Nestlé uma série de revistas de culinária. Não, eu não assinava: a Nestlé simplesmente mandava. Primeiramente, foram livretos de culinária infantil. Depois, revistas com receitas mais complicadas e matérias sobre alimentos. Passei uns 8 anos recebendo essas publicações, até que pararam de mandar.

Com o tempo, conforme minha atenção se deslocou para a escola, eu acabei deixando um pouco de lado a culinária. Poderia, sim, ter me dedicado a aprender a cozinhar direito e me arriscado a fazer pratos mais complexos. Entretanto, não foi isso que aconteceu. Continuei acompanhando programas do gênero, como Hell's Kitchen, Top Chef e Ramsay's Kitchen Nightmares.

Ano passado, no entanto, voltei a experimentar aquela vontade de aprender a cozinhar direito quando voltei a acompanhar Hell's Kitchen, após mais de um ano. Nossa, não consigo explicar a sensação que tinha ao ver cada episódio! Sim, era um reality show, mas eu ficava muito impressionada com a parte gastronômica dele. Fiquei até mesmo com vontade de ter meu próprio restaurante!

Tal vontade apareceu com mais força hoje, enquanto eu via Julie & Julia. Quis ser a Julie e fazer todos aqueles pratos em casa. Quis experimentar a alegria que ela sentia ao ver seus amigos elogiarem sua capacidade. Quis entrar em contato com aquela comida, com aqueles ingredientes. Quis ser como a Julia enquanto ela fazia seu curso de culinária. Quis, principalmente, ter meu próprio restaurante em que eu seria chef de cozinha!

Contudo, eu também sei que isso vai depender do meu esforço, do meu tempo e da minha dedicação. É, por enquanto, uma vontade, um possível sonho. Não é algo que pretendo fazer, mas que me traria muita alegria se eu conseguisse. Eu amo comida. Amo, logicamente, comer boa comida. Mas aprender a prepará-la me traria disciplina, concentração e, principalmente, alegria. E, quem sabe, realização.

6 comentários:

  1. Um dos meus maiores planos para o futuro é ter um restaurante. Meu avô tinha um, meus pais tiveram uma loja de frios e vinhos e essas coisas (os ricos chamam esse tipo de loja de Delikatessen), então quero ter o meu também.

    Comida é um troço bom demais.

    ResponderExcluir
  2. Olha, Mary, vou te dizer que sinto tudo isso também. Só acho que no meu caso, um fator possivelmente determinante para deixar isso tudo de lado seria a falta de talento, mas essa falta de talento aparece em pratos que exigem complexidade, e por isso, por enquanto, não me atrapalhou e eu sinto um imenso prazer em poder cozinhar mínimas coisas para mim e para os outros! E certamente, os elogios, que nos enchem o ego, são deliciosos! Bon apetit!

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa a gente sempre diz que ainda vai ter um negócio nosso. Minha mãe cozinha maravilhosamente e já fez muito curso de coluniária, sendo que já teve restaurante também. Eu acho culinária uma arte! Fazer arroz todo mundo faz, mas fazer com carinho, dando seu toque, sua personalidade é outra coisa.

    Assistindo esse filme eu fiquei com vontade de fazer um blog de relato igual o da Julie, mas não sobre cozinha, obviamente. Outra coisa qualquer e tal. Pareceu tão divertido *-*

    ResponderExcluir
  4. Érika, um dois bem forte aí na vontade de fazer um blog assim.

    E ontem eu achei um do tipo! Para quem quiser dar uma olhada, o dessa menina, a meta são filmes.
    http://365dias500filmes.blogspot.com/

    Um dia farei algo do tipo, quem sabe até a mesma meta!

    ResponderExcluir
  5. nossa, que legal! também senti essa vontade, meninas (: mas não sei se teria tempo por enquanto!

    ResponderExcluir
  6. Culinária é arte, eu via Note & Anote (Namaria e depois Cátia Fonseca haha) e também senti vontade de ter alguma meta e a determinação como a Julie.

    Xis

    ResponderExcluir