quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dança das cadeiras


Minha mãe fez Magistério e meu pai, engenheiro elétrico formado, sempre foi professor. Dessa forma, eu sempre respeitei os professores e o seu trabalho. Eu costumava achar que se tratava da profissão mais bonita do mundo: você se formava para ensinar aos outros, para difundir o conhecimento.

Eu me lembro de todos os professores que já tive na vida. Em sua maioria, excelentes, preparados e acessíveis. Não conseguia entender como eles agüentavam a sala se transformar numa zona, por exemplo, ou qual era a sensação de alunos que só faltavam dizer a eles 'Vá se danar'. Além disso, quando descobri as condições do salário, achava que eles só podiam gostar muito da profissão pra aceitar a baixa remuneração. A minha opinião mudou.

Existem professores que, sim, honram o trabalho que têm. Dá para perceber neles a alegria ao ensinar, buscar coisas novas, preparar as aulas, se oferecer para tirar dúvidas. Já tive uma professora que, ao saber que eu não teria condições de pagar um curso de inglês, me cedeu todo o seu material de ensino e se prontificou a me dar aulas extra. São todos assim? Não, de jeito nenhum. Uma nova espécie de professor tem se desenvolvido.

Tal espécie é caracterizada pela insatisfação, falta de preparo, ausência de autoridade, preguiça e comodismo. A frase deles que mais me irrita é aquela 'Ok, o problema é de vocês, eu vou receber o salário de qualquer jeito'. Desculpa, mas isso não persuade ninguém a prestar atenção. Quer ser repudiado e desrespeitado? Use essa frase. É a maneira mais fácil de perder a moral porque só serve pra mostrar a sua única motivação em estar ali.

Em segundo lugar, existem aqueles que se mostram desmotivados pelo salário que recebem. Sim, eu sei que professores geralmente são injustamente remunerados. Entretanto, se gostassem de fato do que fazem, o tamanho do problema seria pouco significante. São seres humanos que obviamente possuem outras preocupações. Pois bem, nós também somos seres humanos com vontade de aprender e dependemos deles para isso. Essa desculpa, então, me parece muito mais egoísmo do que qualquer outra coisa. Por que digo isso? Meu pai é professor de escola pública, mas isso nunca serviu de desculpa para ele deixar de preparar suas aulas ou dar o seu máximo em frente ao quadro-negro.

Prosseguindo, há aqueles que negligenciam as vontades do aluno. Se é solicitada uma atividade diferenciada para facilitar a explicação da matéria, há quem ignore e diga que seus métodos não devem ser contestados. E continuam com suas explicações incompreensíveis e os alunos que se virem pra aprender a matéria. Será que se esqueceram de que o atual professor e aluno já foi mestre e aprendiz?

Existem aqueles que usam como desculpa para a bagunça o fato de suas matérias serem chatas. Aqui não, cara pálida. Já tive professores de Matemática que tiveram autoridade e pulso suficientes para aulas memoráveis em que não se ouvia um pio. Mostraram-se solícitos, acessíveis e bem humorados, quando necessário.

Gostaria de deixar bem claro que eu não acho que todos os professores sejam assim. Aliás, como eu disse no começo, conheço ótimos professores que dão o máximo de si e que ainda me fazem considerar sua profissão uma das mais bonitas. Todos aqueles que desejam se formar para ensinar possuem a minha admiração. Todos aqueles que ensinam também E essa admiração só tenderá a aumentar se os professores de hoje forem um pouco mais como os de antigamente.

As prioridades têm se invertido e muitos profissionais têm preferido atitudes egoístas às altruístas. Pode ser que haja, sim, falta de reconhecimento por parte de alguns alunos. Mas por causa disso todos têm que pagar? Se você quer reconhecimento, inspire-o: faça por merecer. Eu sinceramente acho uma pena que questões externar tenham tanta influência no exercício de uma profissão.

Um comentário:

  1. Acho que, como em toda profissão, existem os bons e existem os ruins. Também existem fatores externos à sala de aula que não o salário. Muitas vezes a própria escola não apresenta condições boas pro professor realizar atividades mais dinâmicas e tal.

    Como você, eu acho essa uma das profissões mais bonitas do mundo.

    ResponderExcluir