domingo, 7 de fevereiro de 2010

Eu não entendo o Oscar

Eu não entendo os critérios da Academia que seleciona e elege filmes para receber o Oscar. O post de hoje será bastante direto ao ponto por algumas razões:

1. Tô mais pra lá do que pra cá
2. Não conheço com profundidade
3. Não vi todos os filmes indicados

Bom, eu vi Guerra ao Terror (The Hurt Locker) semana passada. Passei a maior parte do tempo encarando o mostrador do DVD para saber quanto do filme já fora. O filme mal tem diálogos, mal tem trilha sonora e funciona na base da observação. Não sei quanto a vocês, mas eu não tenho saco para ver gente desarmando bombas ou passando horas sob o sol para dar um tiro no inimigo. A única coisa que o filme me causou foi a seguinte pergunta: "que tipo de pessoa vê prazer nisso?". Porque, olha, garanto que não senti prazer nenhum assistindo ao filme. Já pensou viver isso? Socorro.

Hoje eu vi "Precious". A tradução do título provavelmente é para mascarar o que o filme realmente é: uma história de desgraça. Esperança? Onde? Na cena final? Olha, sinto muito, a história DELA é tudo menos isso... Agora, talvez dê esperanças para os espectadores por não terem uma vida como aquela... Enfim, as atuações são excelentes. Mas o filme só mostra drama e infelicidade. Sabe, tem tanto sofrimento que parece até impossível que isso exista na realidade. Eu quase dormi em muitas das passagens e mudei de tela em outras. Vejam bem, eu não estou cansada hoje, mas o filme me deixou cansada. Vai ver 'sofrimento ilimitado' é um dos pré-requisitos para a indicação de um filme.

Houve, também, Onde os Fracos não têm Vez (No Country for Old Men) um tempo atrás. Olha, a atuação do Javier Barden pode ser sido espetacular, mas não foi suficiente para carregar o filme. É simplesmente cansativo, cheio de rodeios. Poderia ter tido um roteiro tão mais enxuto...

Aliás, parece que 'incompreensão das massas' é um critério para que um filme seja indicado ao Oscar. Quer dizer, geralmente é um pequeno grupo de pessoas especializadas que escolhe o filme. Entretanto, já vi tanta gente querer tirar leite de pedra, como a Érika disse. Não admitem que o filme quer apenas cumprir um determinado objetivo. Não, tiram mil e uma interpretações dele! Essas premiações são tão subjetivas que é estranho ver que tanta gente coloque-as num pedestal... Vai saber!

Um comentário:

  1. É bem essa!
    Guerra ao terror é MUITO cansativo! Como eu disse, aquela tensão do "omg, o que vai acontecer agora?" é legal uma vez, duas... Depois acaba ficando chato demais.

    Às vezes eu acho que esse povo gosta de gostar justamente aquilo que desagrada um monte de gente e que nem eles entendem direito.

    ResponderExcluir